nextmap

TF2 Competitivo

O Competitivo

O cenário competitivo de Team Fortress 2 se baseia em algumas “regras globais”, que fazem o modo competitivo ser viável dentro de um universo com grande variedade de classes, armas, tipos de mapas e estilos de jogo.

As Classes

Em primeiro lugar, os times competem com um limite de 6 jogadores por time, ou seja, num modo 6×6. Além disso, existem restrições nas classes, sendo elas: 2 scouts, 2 soldiers, 2 pyros, 1 demoman, 1 heavy, 2 engineers, 1 medic, 2 snipers e 2 spys. Porém, a forma mais eficiente de se montar o time é com 2 scouts, 2 soldiers, 1 demoman e 1 medic. Este se mostrou o mais flexível, dinâmico e eficiente setup até hoje.

Por outro lado, é normal que se veja um dos scouts mudando de classe durante o jogo. É normal que eles também saibam jogar de sniper, spy, heavy, pyro e engineer, sendo o sniper o mais comum de ser visto dentre estes. Estas classes (chamadas de utility, ou classes utilitárias), só se mostram eficientes em momentos específicos das partidas. O heavy, o pyro e o engineer, são normalmente escolhidos em momentos de defesa pesada, onde não se pensa muito no contra-ataque, mas também podem ser usadas no ataque, só que em muitos casos sem usar seu potencial máximo. Sniper e spy são classes usadas normalmente durante pouco tempo do jogo, são especializadas em fazer “picks”, ou seja, matar alguma classe que seja essencial para o time adversário e com isso ajude seu time a atacar. Picks em medic e demoman normalmente decidem qual time tem maior vantagem, então estes serão os alvos principais de snipers e spys,  mais sobre as classes :

Modos de jogo e mapas


No competitivo, existem 2 tipos de mapa que podem ser chamados de principais, os de 5cp (também conhecidos como push) e os de King of the Hill (KOTH). O mapa de Ataque/Defesa (Attack/Defend) cp_gravelpit também é sempre visto nos campeonatos, porém este é o único deste modo de jogo. Alguns campeonatos brasileiros usam mapas de ctf (capture the flag, ou de capturar a bandeira), porém é um modo que vem sendo deixado de lado pelos jogadores, que dão preferência aos outros.

Alguns mapas usados nos campeonatos são:

cp_badlands

cp_granary

cp_gullywash_final1

cp_snakewater

cp_gravelpit

koth_viaduct

koth_ashville

Isso resume um pouco do funcionamento do TF2 competitivo, esperamos que seja de ajuda ao pessoal interessado no cenário e que ajudem a comunidade a crescer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: